Por que escolher um profissional especialista para fazer Botox® no rosto

Postado por explay em 21/mar/2022

Apesar de ser um procedimento simples e indolor, a aplicação de Botox® no rosto deve ser feita por um profissional especialista para evitar possíveis complicações. 

No ano de 2019, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (Isaps), a toxina botulínica foi o procedimento não cirúrgico mais utilizado no Brasil e no mundo. Cada vez mais procurado, o Botox® no rosto é muito requisitado para obter rejuvenescimento facial. 

 

Apesar de ser simples, rápido e seguro, o procedimento deve ser realizado por um profissional muito qualificado. Entenda agora neste post por que você deve escolher um profissional especialista  para a aplicação do Botox®. 

O que é a toxina botulínica e para que serve? 

 

A toxina botulínica, conhecida comercialmente como Botox®, é uma medicação aplicada em diversos pontos da musculatura alvo que reduz a sua força. Com isso, ela é capaz de eliminar ou reduzir significativamente as rugas da testa, entre os supercílios e também os “pés de galinha”. 

 

Esse procedimento, no entanto, não se restringe apenas à testa. Pode ser aplicado em outras regiões da face, como no nariz e pescoço. 

 

Usada desde os anos 90 para o tratamento de doenças, como espasmos, contrações musculares em pacientes parcialmente paralisados e até mais recentemente para o alívio de enxaquecas. 

 

Outra indicação para a realização do Botox®  é a hiperidrose, um suor excessivo que afeta regiões como as plantas dos pés, palma das mãos e axilas, auxiliando assim na redução da sudorese excessiva. 

 

As contraindicações da aplicação da toxina botulínica são para gestantes e lactantes, pacientes com infecções crônicas agudas ou ainda que passaram recentemente por um procedimento cirúrgico. Pessoas que possuam algum tipo de alergia aos componentes da substância também não podem passar pelo procedimento. 

Como é feita a aplicação? 

 

A aplicação do Botox® no rosto é feita com a utilização de anestesia tópica e tem uma duração rápida, aproximadamente 10 minutos, sem trazer incômodo para a paciente. São feitas injeções nos locais desejados, diretamente nos músculos.

 

Por se tratar de um procedimento simples, é possível retornar às atividades normalmente após passar pela aplicação. Mas é orientado que não se esfregue ou massageie a área que recebeu a injeção. 

Quem pode aplicar o Botox® no rosto? 

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a toxina botulínica é um procedimento minimamente invasivo. No entanto, sua aplicação deve ser feita por profissionais autorizados, como um cirurgião plástico, pois ele saberá todos os cuidados para o uso da substância. 

Como escolher o profissional correto? 

 

Procure sobre o profissional que vai fazer o procedimento e escolha um especialista com bastante experiência, pois mesmo sendo considerado simples, o Botox® é uma substância que será injetada  no seu corpo. Saiba as formações e experiência do profissional com o procedimento. 

 

Também é fundamental levar em conta o produto, já que a marca da toxina botulínica utilizada precisa ter aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso significa que elas são seguras para aplicação no corpo. Atualmente são cinco aprovadas para utilização: Botox, Dysport, Xeomin, Prosygne e Botulift. 

Quais os riscos de uma incorreta aplicação para a paciente?

 

Ao realizar o procedimento do Botox® no rosto com um profissional não especializado e produtos de má qualidade, algumas complicações podem acontecer. Entre as mais comuns estão o rosto paralisado, queda das pálpebras, contaminação e assimetria facial.

 

Escolha um profissional especialista e com muita experiência para fazer Botox® em Curitiba 

 

Procura por um profissional de confiança para aplicar Botox® no rosto em Curitiba? Conheça o Dr. Marcos Grillo. Cirurgião plástico com mais de 25 anos de experiência e formação qualificada em universidades como Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).