9 mitos e verdades sobre cirurgia plástica

Postado por explay em 14/mar/2022

Conheça alguns mitos e verdades sobre cirurgia plástica que todo mundo quer saber.  

 

A busca por cirurgias plásticas é cada vez mais comum nos dias de hoje. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) demonstram isso. Mais de 1,5 milhão de procedimentos cirúrgicos estéticos e não estéticos são realizados todos os anos no país. Mas quais são os mitos e verdades sobre cirurgia plástica mais debatidos entre as pessoas?

 

Este post é para você que deseja saber mais sobre a cirurgia plástica e diariamente se depara com muitas questões que envolvem os procedimentos. Continue aqui a leitura e entenda mais sobre o assunto. 

 

Não existem restrições para passar por uma cirurgia plástica

O primeiro, e um dos mais comuns questionamentos para a nossa lista de mitos e verdades sobre cirurgia plástica é mito.

 

As cirurgias plásticas estão indicadas para pessoas que não possuem problemas de saúde ou apresentem alguma doença que esteja controlada e seus exames pré operatórios e suas avaliações cardiológicas e pré anestésica demonstrem aptidão para o procedimento indicado.

 

No caso dos fumantes, não há um impedimento. Porém, é  imprescindível evitar o tabagismo nos sessenta dias que antecedem a cirurgia e nos trinta dias após a cirurgia, para evitar complicações.

 

A cirurgia plástica pode ser feita em qualquer idade 

Depende. Algumas cirurgias são indicadas para pacientes ainda crianças ( após os sete anos), como é o caso da Otoplastia, conhecida popularmente como cirurgia para corrigir “orelha de abano”. Outras, como a rinoplastia, a partir dos quinze anos.

 

Entretanto, a maioria dos procedimentos cirúrgicos,  são recomendados a partir dos 18 anos. Assim é possível ter um maior amadurecimento do próprio indivíduo e do seu desejo pela cirurgia. 

 

Mulheres são as que mais procuram por procedimentos 

Verdade. Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), em 2018 as mulheres foram responsáveis por 87,4% dos procedimentos estéticos feitos no mundo. 

 

Não é necessária nenhuma preparação 

Mito. O primeiro passo está na escolha do cirurgião responsável. Procure por um profissional de confiança e com muita experiência na área. Antes de passar por qualquer tipo de procedimento cirúrgico, também é preciso se submeter a uma bateria de exames, avaliações e ter toda uma preparação até a data da cirurgia. 

 

Cirurgia plástica é somente para estética

Mito. Nem toda cirurgia plástica é feita para fins estéticos, sendo esse questionamento um dos mais famosos entre os mitos e verdades sobre cirurgia plástica. Em certos casos, os procedimentos são indicados para melhora da saúde e qualidade de vida do paciente, como por exemplo a cirurgia para redução das mamas. 

 

É indicado evitar o sol após uma cirurgia plástica

Verdade. Após qualquer tipo de procedimento, a recomendação é que o sol seja evitado. A explicação para isso é que a luz solar pode trazer escurecimento para as cicatrizes ou até mesmo o surgimento de manchas. 

 

Mais de um procedimento pode ser feito ao mesmo tempo 

Verdade. Hoje em dia duas cirurgias plásticas podem ser feitas ao mesmo tempo, ou seja, na mesma cirurgia. Apesar disso, cada caso precisa ser avaliado individualmente pelo cirurgião responsável e depende do perfil de cada paciente. 

 

Não existe nenhum risco 

Mito. Toda cirurgia possui riscos, isso não é diferente nas cirurgias plásticas, e eles aumentam caso um médico não qualificado seja escolhido para o procedimento. A preparação anterior à cirurgia plástica também se faz importante, em razão do planejamento e análise da saúde do paciente. 

 

Apenas cirurgiões plásticos podem realizar o procedimento

Verdade. Os únicos profissionais autorizados a realizar as cirurgias plásticas, são aqueles formados em Medicina com residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica e com título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Essa exigência é feita pelo Conselho Federal de Medicina. 

 

Faça sua cirurgia plástica em Curitiba com o Dr. Marcos Grillo 

 

Agora que você está por dentro de alguns mitos e verdades sobre cirurgia plástica, já está mais que preparado ou preparada para colocar a sua vontade em prática. 

 

Procura por um profissional qualificado e com experiência nas mais diversas cirurgias plásticas estéticas e reparadoras? Conheça o Dr. Marcos Grillo. Médico, especialista em Cirurgia Geral e Plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.