Cirurgias combinadas – É possível associar abdominoplastia a histerectomia?

Postado por Marcos Grillo em 26/mar/2019

Continuando nossa série sobre cirurgias combinadas, hoje falaremos sobre a combinação entre abdominoplastia e histerectomia. Confira!

Nós falamos anteriormente sobre a possibilidade de associar abdominoplastia, mastoplastia e lipoaspiração. Hoje o assunto é semelhante, mas trata sobre uma outra combinação, que só possui dois fatores: abdominoplastia e histerectomia.

Antes de irmos direto ao ponto, é necessário lembrar você, leitor, de algumas coisas que falamos no nosso blog anterior: todo procedimento cirúrgico tem um determinado nível de complexidade. Somar e juntar cirurgias, aumenta a complexidade, o tempo de procedimento e, consequentemente aumenta o risco do processo. Todavia, no caso de cirurgias para fins estéticos, há um período de 4 horas onde é possível combinar procedimentos. Passando-se disso, é necessário separá-los, por motivos de segurança do paciente.

Abdominoplastia e histerectomia – Cirurgia combinada

A abdominoplastia tem por objetivo reverter a flacidez acumulada na barriga, que geralmente resulta da gravidez ou de um processo de emagrecimento muito acelerado. Já a histerectomia é a retirada completa ou parcial do útero, seja por fins de doença (como câncer) ou para fins preventivos. Após a apendicectomia (retirada do apêndice), a histerectomia é a segunda cirurgia mais realizada no mundo. Calcula-se que no Brasil de 20% a 30% das mulheres serão submetidas a esta intervenção até a sexta década de vida, aproximadamente 200 mil casos por ano. Nos EUA, este número gira em torno de 600 mil por ano.

Esta combinação de cirurgias é possível, pois o limite de tempo de 4 horas não é ultrapassado e porque a área de atuação é a mesma: o abdômen. Não se trata exatamente da combinação de dois procedimentos estéticos, mas esta é uma cirurgia comumente associada.

Isso se deve ao fato de que a maioria das mulheres que retiram o útero já tiveram filhos e desejam aproveitar a ocasião para melhorar a estética da barriga.

De qualquer modo, se você precisa realizar uma histerectomia e deseja associar ao processo uma abdominoplastia, entre em contato com o Dr. Marcos Grillo e coloque sua saúde e sua estética nas mãos de um profissional qualificado e reconhecido!

Referências:

https://www.minhavida.com.br/saude/materias/33354-fazer-varias-cirurgias-plasticas-ao-mesmo-tempo-e-seguro