Lipoaspiração: Quais os cuidados que se deve ter?

Lipoaspiração

Postado por Marcos Grillo em 29/jun/2017

Quando se trata de Lipoaspiração, alguns cuidados são fundamentais para a segurança e que o resultado da cirurgia plástica seja bem-sucedido.

Primeiramente, a indicação da lipoaspiração deve ser precisa. Não se faz essa cirurgia plástica para emagrecer, pois ela não é um método de emagrecimento. O objetivo principal da lipoaspiração é a melhoria do contorno corporal, sendo o melhor e mais utilizado método do mundo para retirada da gordura localizada.

Importante, também, é a qualificação e experiência do profissional escolhido para fazer a lipoaspiração. Essencialmente, o médico deve ser cirurgião plástico com título de especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e com vasta prática do método.

Os exames pré-operatórios são muito importantes. Resumem-se nos exames laboratoriais tais como hemograma, coagulograma, glicemia, T3 T4 TSH, provas da função hepática, ureia, creatinina, algumas vezes teste de hepatite e AIDS, teste de gravidez, parcial de urina. Uma boa avaliação cardiológica pré-operatória e avaliação pré-anestésica.

Feitos todos os exames pré-operatórios, deve-se ter as devidas precauções quanto ao local em que a lipoaspiração será feita. O procedimento deverá ser realizado em hospital especializado em cirurgia plástica e com equipe de anestesiologista e enfermagem treinados para tal.

O paciente deverá ser operado tomando-se todas as medidas profiláticas para evitar a trombose venosa profunda e consequentemente a embolia pulmonar. O cirurgião deverá escolher a melhor técnica para cada caso individualmente e nunca solicitar que o auxiliar proceda uma parte da cirurgia, por maior segurança que o cirurgião tenha no auxiliar.

No pós-operatório, o paciente precisa utilizar as malhas elásticas, não ficar imobilizado no leito, caminhar, se alimentar adequadamente e ingerir bastante líquidos, de preferência água.

A drenagem linfática realizada por fisioterapeuta experiente é fundamental para que acelere o processo de eliminação do edema e principalmente na resolução mais rápida quando houver o aparecimento das fibroses, que são o endurecimento do tecido abaixo da pele devido ao processo de cicatrização do tecido gorduroso. Às vezes, as fibroses são mais resistentes, mas com os métodos de drenagem linfática manual e com aparelhos sempre existe a resolução.

O resultado final de uma cirurgia plástica de lipoaspiração será considerado após 12 a 18 meses da cirurgia. Evidentemente, após 30 a 60 dias já é possível observar uma mudança das formas corporais.

Fundamental, também, é o paciente se esforçar para manter o resultado da lipoaspiração, melhorando a qualidade da alimentação e principalmente estabelecendo uma rotina séria na prática dos exercícios físicos.

Para saber mais, tirar suas dúvidas e saber se este procedimento é indicado para você, agende sua consulta na Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Marcos Grillo.

 

(41) 3343-8881 ou (41) 99834-6444

Av. Sete de Setembro, 4848, no 12º andar