Os benefícios e os malefícios dos raios solares e o uso do protetor solar

Postado por Marcos Grillo em 27/dez/2018

Vivemos em um país tropical onde o sol é um ilustre residente. Mesmo que sua presença seja benéfica, existem contrapontos. Veja agora quais são os perigos da exposição excessiva ao sol e a importância do uso do protetor solar

O Sol é o astro que permite a existência da vida na Terra. É através dele que as plantas podem fazer fotossíntese e produzir oxigênio, permitindo que outras formas de vida possam se desenvolver. Para os seres humanos, o sol produz luz, energia, calor e a ativação da Vitamina D: fatores importantíssimos para a manutenção da vida humana. Todavia, da mesma forma que o sol pode trazer benefícios, a exposição excessiva de qualquer ser vivo à luz solar, pode trazer problemas. Para os humanos essa é a razão pela qual se destaca a importância do uso do protetor solar.

O Sol chega até nós em diferentes formas

É necessário entender que a radiação solar é dividida. Apenas uma pequena parte dessa energia é visível ou até perceptível pelos nossos sentidos. O sol chega até nós das seguintes maneiras:

  • Raios infravermelhos: Desidratam a pele e criam a sensação de calor;
  • Raios UVC: São super perigosos e causam queimaduras e cânceres de pele. Eles raramente chegam até nós, pois são geralmente bloqueados pela camada de ozônio;
  • Raios UVB: São os raios que causam envelhecimento precoce e câncer de pele. Eles são grande parte da razão porque se indica o uso de protetor solar;
  • Raios UVA: Eles bronzeiam a pele, mas também são causadores de câncer de pele e envelhecimento precoce! Também fazem parte do espectro de raios bloqueados pelo uso de protetor solar

Cinco dicas para o uso do protetor solar

Agora que você já sabe quais os benefícios e malefícios que cada parte do sol traz ao seu corpo, veja como usar o protetor solar corretamente!

  1. Não economize protetor solar, mas também não mergulhe nele! Excesso de protetor solar é desperdício do produto. Cobrir-se homogeneamente é a melhor dica!
  2. Quanto mais clara for sua pele, maior deve ser o fator de proteção solar (FPS) utilizado!
  3. Aplique protetor várias vezes ao dia. O protetor solar se prende a pele por apenas três horas, fazendo com que novas aplicações sejam necessárias para continuar a proteção.
  4. Ambientes fechados também exigem o uso de protetor solar. As lâmpadas também emitem radiação nociva à pele.
  5. Protetores solares específicos para a face podem evitar o surgimento de espinhas.

O Sol é nosso amigo, mas você deve se proteger. Se você está interessado em cuidar mais da sua pele e em ter um melhor relacionamento com o sol, marque uma consulta com o Dr. Marcos Grillo e seja feliz durante o verão!

Referências: