Ritidoplastia: o que é, como funciona e quais suas principais indicações

Postado por explay em 09/set/2022

Conheça mais sobre a ritidoplastia, cirurgia plástica que visa melhorar os sinais de envelhecimento do rosto.

Com o passar do tempo é normal que a pele do corpo vá adquirindo marcas de expressão e rugas. No rosto não poderia ser diferente, não é mesmo? A perda de substâncias como o colágeno vai promovendo, gradativamente, a formação de uma flacidez no rosto. Essa flacidez pode ser bastante incômoda a quem está se olhando no espelho, certo?

Para melhorar o aspecto envelhecido e a flacidez da pele da face recomenda-se a ritidoplastia, também conhecida como cirurgia do rejuvenescimento facial, procedimento que reduz os sinais de envelhecimento no rosto e garante um aspecto mais jovial para quem se submete ao procedimento.

Quer entender mais sobre esta cirurgia? Acompanhe neste conteúdo!

O que é a ritidoplastia?

A ritidoplastia ou lifting facial é o procedimento cirúrgico que visa diminuir a flacidez dos tecidos faciais e pescoço. É um procedimento que também pode remover excessos de gorduras localizadas  nestas áreas. O objetivo é melhorar aquele aspecto envelhecido do rosto, promovendo um resultado estético mais jovem a quem realiza o procedimento e, consequentemente, a melhora da sua autoestima e beleza. 

É importante salientar, entretanto, que essa cirurgia não evita o envelhecimento total do rosto, sendo assim um procedimento cujos resultados duram de dez a quinze anos, se realizado por um cirurgião plástico com boa experiência nesta cirurgia. Os seus resultados podem trazer bastante satisfação ao paciente. 

Entenda a seguir como funciona esta técnica.

Como funciona?

É um procedimento que dura de 4 a 5 horas, realizado sob anestesia local com sedação ou geral. A escolha se dá junto ao médico anestesiologista e de acordo com o perfil do(a) paciente, após avaliação médica criteriosa. No procedimento, as estruturas profundas (músculos e ligamentos) da face são reposicionadas.

Com cicatrizes minimamente perceptíveis, elas levam um período até sua maturação, que pode levar de 12 a 18 meses após a cirurgia. 

Quais as indicações?

O paciente interessado deve passar por uma avaliação médica detalhada. Porém, podemos destacar alguns requisitos essenciais para realizar a cirurgia:

  • Pessoas que possuem aprofundamento da linha ou sulco que desce a lateral ao nariz em direção ao canto da boca, formando o chamado “bigode chinês”;
  • Quem possui perda do contorno da mandíbula, resultando na aparência de “bochecha de buldogue”;
  • Pessoas que possuem rugas profundas na bochecha e depressão na área da maçã do rosto, levando ao chamado semblante cansado;
  • Pele frouxa, pregas verticais e excesso de gordura na região do pescoço, que ressalta a papada.

 

Cuidados pós-operatórios

Nos primeiros 7 dias ocorre um inchaço na região, que vai regredindo com o tempo de evolução. Recomenda-se nas primeiras 24 a 48 horas o uso de um curativo em formato de capacete, bem como um dreno imperceptível atrás da orelha para evitar acúmulo de líquidos na região e o inchaço. 

A drenagem linfática realizada por fisioterapeuta é recomendada durante os primeiros trinta dias. É fundamental evitar a exposição ao sol e manter uma alimentação leve e saudável para garantir uma melhora mais rápida e sem complicações.

Tem interesse em realizar uma ritidoplastia? Converse com o Dr. Marcos Grillo para obter muitas outras informações! 

Marcos Grillo Cirurgia Plástica

O Dr. Marcos Grillo é especialista em cirurgias plásticas estéticas e reparadoras, com atuação de mais de 20 anos em Curitiba – PR.

A Clínica Marcos Grillo Cirurgia Plástica conta com ambientes para pré e pós-operatórios que garantem a tranquilidade, conforto e segurança de seus pacientes e familiares antes e depois de realizarem os procedimentos cirúrgicos. 

Faça uma avaliação médica!