Outubro rosa: por que é preciso falar sobre o câncer de mama?

Postado por explay em 19/out/2022

O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres brasileiras. Entenda a importância do seu diagnóstico precoce e prevenção com o Outubro Rosa.

No mês de Outubro em todo o mundo é realizada a campanha Outubro Rosa, período que reúne diversas entidades e ações em prol da conscientização, diagnóstico e prevenção contra o câncer de mama, principalmente entre a população feminina

Segundo dados do IBGE, este é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres brasileiras e, ao mesmo tempo, a partir de um menor tempo de diagnóstico, maiores as chances de cura e recuperação das pacientes. 

Dessa forma, o Outubro Rosa vem para alertar a população acerca dos principais sintomas e formas de prevenção deste tipo de câncer.

Neste conteúdo, entenda quais os primeiros sinais do câncer de mama e como você pode fazer o acompanhamento adequado para a sua prevenção e tratamento!

 

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é uma condição causada pela multiplicação desordenada de células da mama, que podem formar um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Um fator preponderante é que homens também podem ser acometidos pelo câncer de mama, mesmo que em uma escala menor, cerca de 1%. Todavia, é fundamental que este tema seja tratado com seriedade por toda a população brasileira, para que o problema seja compreendido sem tabus e com transparência. 

Se diagnosticado com antecedência, conforme falamos anteriormente, este é um tipo de câncer que possui excelentes chances de tratamento e recuperação. 

Entenda a seguir como você pode ficar atenta(o) aos sinais!

Quais os primeiros sinais?

Confira abaixo os sintomas principais do câncer de mama e como você pode detectar qualquer sinal no seu dia a dia:

  • Aumento de uma das mamas; 
  • Aparecimento de um caroço (nódulo) sensível ao toque na região da mama ou axila; Enrugamento ou endurecimento da mama; 
  • Sensações alteradas na mama como calor, inchaço 
  • Sensibilidade mamilar sem motivo aparente.

Como detectar as alterações?

Antes mesmo de procurar ajuda médica, você mesmo pode realizar o autoexame de mama em casa. No banho ou ao trocar de roupa, com o braço erguido, você pode identificar com o toque na região dos seios até a axila condições anormais que possam estar se formando na sua mama. 

Lembre-se, entretanto, que a confirmação do diagnóstico precisa ser realizada com auxílio médico, via diversos exames, entre eles a mamografia, a ultrassonografia mamária, e, em casos de dúvida diagnóstica, a ressonância magnética da mama  e a biópsia da lesão suspeita quando indicada.

Somente especialistas podem diagnosticar corretamente e prescrever a melhor forma de tratamento, de acordo com a característica do tumor e estágio da doença. As principais formas de tratamento são a  cirurgia, associada a quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia,  dependendo da exata recomendação médica.

Faça o autoexame

A melhor maneira de se prevenir é realizar sempre o autoexame de mama e ficar atento(a) a qualquer sintoma anormal em alguma das mamas. Cuide-se!