Otoplastia: como é a cirurgia da orelha de abano?

Postado por Marcos Grillo em 19/maio/2019

A otoplastia, também conhecida como cirurgia da orelha de abano, corrige orelhas proeminentes e confere autoestima ao paciente.

Também conhecida como cirurgia da orelha de abano, a Otoplastia é um procedimento cirúrgico estético que reposiciona orelhas proeminentes de sequelas, traumas, ausência congênita das orelhas ou orelhas constritas, sendo uma cirurgia reparadora.

De forma geral, a Otoplastia é muito procurada por pacientes insatisfeitos com o tamanho e posição das orelhas. Mulheres que se sentem insatisfeitas com as orelhas de abano realizam a cirurgia para obter maior autoestima e utilizar, sem preocupações, penteados que deixam a região livre (como rabo-de-cavalo, coques, entre outros).

Saiba como ocorre a Otoplastia e como se dá sua recuperação pós-operatória:

Otoplastia: como é a cirurgia

A Otoplastia é um procedimento simples que, muitas vezes, não requer a anestesia geral (normalmente, é utilizada a anestesia local com sedação). A cirurgia é realizada com uma pequena incisão atrás da orelha, seguindo a dobra natural da pele.

O excesso de pele é removido, deixando a região mais flexível. Em seguida, são feitos pontos de fixação para manter uma nova anatomia da orelha e o fechamento da pele é realizado. Em geral, os pontos são internos e absorvíveis.

Pós-operatório e recuperação

É muito importante seguir à risca as recomendações do médico cirurgião, que dirá quais as melhores práticas após o procedimento. A faixa de proteção deve ser utilizada nos primeiros 15 dias (nos períodos diurno e noturno) para proteger as orelhas.

O paciente não deve realizar atividades físicas nas duas primeiras semanas, pelo menos, e precisa permanecer em repouso relativo nos primeiros  3 dias. Além disso, deve-se tomar corretamente os medicamentos prescritos e descansar. Como qualquer procedimento cirúrgico estético, o momento de recuperação deve ser levado a sério, pois afeta diretamente os resultados esperados pelo paciente.

De forma geral, a Otoplastia confere maior autoestima aos pacientes, proporcionando resultados harmoniosos, naturais e que garantem o bem-estar de quem opta por corrigir as orelhas de abano.

Dr. Marcos Grillo, cirurgião plástico em Curitiba

O Dr. Marcos Grillo, especialista em cirurgias plásticas estéticas e reparadoras, atua há mais de 20 anos em Curitiba com alto preparo e qualidade. O profissional atende com excelência à Clínica Novva Estética e Saúde ao lado de especialistas em regimes pós-operatórios e tratamentos pós-cirúrgicos que garantem segurança e bem estar a que realiza os procedimentos.

Entre em contato e agende uma consulta avaliativa e tire todas as suas dúvidas com o Dr. Marcos Grillo.

A Clínica de Cirurgia Plástica está localizada na Av. Sete de Setembro, nº 4848 em Curitiba (PR). Telefone para contato: (41) 3343-8881.

Fontes e referências