Lipoaspiração, abdominoplastia e miniabdominoplastia: entenda melhor quais são as diferenças, indicações e pós operatório

Postado por explay em 16/fev/2023

Entenda quais as principais diferenças entre Lipoaspiração, abdominoplastia e miniabdominoplastia neste artigo! 

As cirurgias plásticas cada vez mais tem se popularizado com suas diferentes técnicas e indicações. As muitas nomenclaturas podem deixar dúvidas e confundir o paciente no momento de compreender qual é o procedimento mais adequado para o seu caso. Nesse sentido, a lipoaspiração, a abdominoplastia e a miniabdominoplastia são algumas das que mais podem gerar dúvidas. 

Entenda neste artigo qual a finalidade de cada uma delas, suas indicações e cuidados pós operatórios! Confira:

 

Sobre a abdominoplastia e miniabdominoplastia 

A abdominoplastia e a miniabdominoplastia são procedimentos parecidos. Se caracterizam por atuarem diretamente na remoção de gordura e excesso de pele localizada na região do abdômen. Ambas melhoram o contorno do abdômen, retirando parte da gordura (volume) da região e o resultado é barriga mais firme e bem definida. Porém, as duas possuem diferenças importantes. Confira quais são.

Quais as diferenças entre abdominoplastia e miniabdominoplastia?

A abdominoplastia ajuda a reduzir a flacidez dos tecidos moles, ou seja, da pele e da gordura, além de corrigir a diástase dos músculos reto abdominais afinando a cintura. É indicada para mulheres que já tiveram uma ou mais gestações e para homens e mulheres que tiveram emagrecimento importante por meio de exercícios físicos ou cirurgias bariátricas.

Já a miniabdominoplastia está indicada para pacientes com menor flacidez da pele e gordura na pare inferior do abdômen e com a diástase da musculatura do umbigo até a região supra púbica. A miniabdominoplastia tem um tempo cirúrgico menor e uma recuperação pós operatória mais rápida.

As cicatrizes tanto da abdominoplastia quanto da miniabdominoplastia se localizam na parte

inferior do abdômen porém a cicatriz da miniabdominoplastia tem extensão menor.

Sobre a lipoaspiração 

Já a lipoaspiração, diferentemente da abdominoplastia e miniabdominoplastia foi idealizada para a remoção de gordura localizada em diversas áreas do corpo.

A lipoaspiração reduz significativamente a gordura localizada, porém não remove excesso de pele. Portanto não remove a sobra da pele com flacidez.

Quais as indicações?

A lipoaspiração é indicada para quem possui gordura localizada no abdomen, nos flancos, culotes, quadril, cintura, dentre outras. Muitas vezes está associada a Lipoenxertia onde existe a utilização da gordura retirada para aumento de determinadas regiões do corpo como glúteos e lábios ou preenchimento de depressões como as trocantéricas ou os sulcos nasolabiais (bigode chinês).

É um procedimento cirúrgico que requer uma indicação precisa e quando realizada por cirurgião experiente e bem treinado, têm uma recuperação rápida e resultado excelente.

Pós-operatório dos procedimentos

Confira a seguir as diferenças de pós-operatório para cada um dos procedimentos:

Abdominoplastia: período de repouso relativo, isto é, sem ficar imobilizada na cama, desse procedimento é de 10 dias, mas o tempo de recuperação total da cirurgia pode chegar até 2 meses. As principais recomendações são dormir de barriga para cima, andar sem hiperextender o tronco e manter o uso contínuo da cinta por trinta dias modeladora e meias de compressão anti trombóticas por quinze dias.

Miniabdominoplastia: a miniabdominoplastia requer um período de repouso relativo menor, em torno de cinco a sete dias, e uso da cinta modeladora e meias de compressão. A principal diferença é que a miniabdominoplastia por ser um procedimento de menor complexidade pode tornar mais rápida a recuperação.

Lipoaspiração: A recuperação pós operatória é rápida com período de repouso relativo de cinco a sete dias. O uso da cinta se recomenda nos primeiros trinta dias e poderá retornar as atividades físicas após quinze dias.

Além disso, para uma recuperação mais rápida, recomenda-se começar o tratamento com drenagem linfática após o 3º dia da cirurgia, que deve ser feita por um fisioterapeuta. Esta técnica ajuda a acelerar a cicatrização da ferida, diminuir o inchaço e aliviar a dor no local da cirurgia.

Marcos Grillo Cirurgia Pláscia

Dr. Marcos Grillo é especialista em cirurgias plásticas estéticas e reparadoras em Curitiba há mais de 25 anos, com alto preparo e qualidade. 

Sua clínica conta com infra estrutura e atendimento pré operatório, orientações e serviços personalizados para a melhor experiência cirúrgica de seus pacientes. Conheça agora!