Guia: como escolher um bom cirurgião plástico?

Postado por Marcos Grillo em 26/out/2018

A busca por cirurgias estéticas aumenta muito com a chegada do verão, mas com a necessidade vem a preocupação. Aqui você encontrará informações sobre como escolher um bom cirurgião plástico para realizar o seu procedimento

Além da alta na procura por procedimentos estéticos que acontece com a aproximação das estações quentes, notícias recentes de cirurgias feitas de maneira indevida, resultando em fatalidades, preocupam aqueles que têm interesse em mudar algum aspecto do seu corpo. Existem, entretanto, algumas medidas que podem ser tomadas para que você encontre um profissional competente e atencioso, que cuidará das suas demandas com toda a ética que se exige de um bom cirurgião plástico.

O primeiro de todos os passos é saber se o profissional com o qual você tem interesse de se consultar, possui a certificação da SBCP. Para isso, basta consultar o site da instituição. Verificar se o médico possui registro no Conselho Federal de Medicina (CFM) também é uma medida de segurança para o paciente, tal qual realizar uma primeira consulta com mais de um profissional para conhecê-los melhor.A análise de currículo do cirurgião também se mostra como um ótimo método de avaliação: Observe a universidade de formação do profissional, tal qual sua titulação (Se é especialista ou Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; se é Mestre e/ou Doutor em cirurgia) e os antecedentes no CRM do estado onde o cirurgião atua.

 

Como escolher um bom cirurgião plástico para meu procedimento

Você deve aproveitar a oportunidade da primeira consulta e realizar algumas perguntas que, geralmente, oferecem mais segurança aos pacientes. Figuram como exemplos:

  • O lugar onde o procedimento será realizado possui alvará da Vigilância Sanitária?
  • O que é preciso fazer para obter os melhores resultados?
  • Onde e como será realizada a cirurgia?
  • Qual é o tempo de recuperação e que tipo de ajuda será necessária durante o pós-operatório?
  • Quais são os riscos e complicações associados ao procedimento e como são tratadas as complicações?

 

Da mesma forma como é obrigação ética do médico repassar as informações verdadeiras e necessárias ao paciente, é dever do paciente fornecer todas as informações pertinentes que lhe forem solicitadas. O processo de intervenção estética é intenso e exige confiança de ambas as partes para que os resultados sejam os melhores possíveis e você não saia decepcionado.

Duas dicas também se fazem bem importantes: não confie em mídias sociais como um sinal de sucesso dos procedimentos realizados pelos médicos. As fotos não condizem com a realidade e podem ter vindo de fontes totalmente não relacionadas com o profissional em questão. Médicos que cobram preços muito abaixo das linhas gerais do mercado também não devem ser dignos de confiança imediata.

Se você está motivado(a) a realizar um procedimento estético, entre em contato e marque uma consulta com o Dr. Marcos Grillo. Garantimos um atendimento atencioso em um excelente ambiente!

 

Fontes: