Enxerto e Retalho de Pele – o que são?

Postado por Marcos Grillo em 26/abr/2018

Entenda mais sobre o Enxerto e Retalho de Pele, dois procedimentos que auxiliam na recuperação de Queimaduras

A recuperação de pacientes que sofreram Queimaduras envolve as técnicas mais antigas da cirurgia plástica. As técnicas aqui abordadas – Enxerto e Retalho de Pele – são as mais utilizadas em pacientes com Queimaduras de segundo profundo, e terceiro grau.

É importante frisar que quanto antes o paciente procurar tratamento, melhor serão os resultados.

Enxerto de Pele

O Enxerto de Pele é realizado a partir de um segmento de pele de área doadora, que é então transferido para a parte receptora. O principal objetivo desta modalidade cirúrgica é cobrir a área da queimadura de segundo grau profundo, ou terceiro grau, impedindo a entrada de agentes infecciosos e a desidratação da área – fatores que prejudicam a recuperação das vítimas de Queimaduras. Existem vários tipos de Enxertos, os quais podem ser qualificados segundo a espessura e composição do enxerto, podendo ser:

  • Totais – compostos de epiderme, derme superficial e derme profunda;
  • Parciais – compostos de epiderme e derme superficial – os mais utilizados em áreas extensas de Queimadura.

Já o autoenxerto caracteriza-se pela retirada de Pele do próprio paciente.

Retalho de Pele

Os Retalhos de Pele se diferem dos Enxertos de Pele por conta da vascularização da área a ser transplantada. Nos Retalhos de Pele, a área a ser transplantada já está vascularizada, ou seja, é transportado também o pedículo vascular, composto de artéria e veia para a área receptora do paciente. Porém, existem algumas condições para aqueles que vão se submeter à cirurgia de Retalho:

  • O tipo de Pele e a região devem dispor de sobras e mobilidade para que não aconteça a tração ou sofrimento vascular do pedículo do Retalho;
  • A região doadora deve permitir um fechamento primário, ou por meio de outro retalho local ou Enxerto de Pele.

É importante destacar que os Retalhos de Pele são empregados para tratar sequelas de Queimaduras. Por isso, raramente essa técnica é utilizada na fase inicial do tratamento, e sim após a formação das cicatrizes.

Marque uma consulta através dos telefones (41) 3343-8881, (41) 99834-6444, e saiba qual o tratamento mais adequado para o seu caso.

Fontes:

https://vivasaude.digisa.com.br/clinica-geral/como-funciona-a-cirurgia-de-enxerto-de-pele/706/

https://www.sbcd.org.br/procedimentos/cirurgicos/enxertos-e-retalhos/