Prótese de silicone – Quando trocar? Quais são os cuidados que devo tomar?

Postado por Marcos Grillo em 28/jan/2019

Como todo procedimento estético, é necessário realizar manutenções e tomar cuidados para que os efeitos sejam sempre os desejados. A prótese de silicone não foge à regra!

Também conhecida como mamoplastia de aumento, a inserção de próteses de silicone é uma cirurgia muito segura, com pós-operatório tranquilo e excelentes resultados. Todavia, cada organismo é único, então podem existir problemas, incluindo o temido encapsulamento da prótese.

O que é o encapsulamento da prótese de silicone?

Como qualquer implante, existe a possibilidade de que o corpo entenda a prótese de silicone como um “corpo estranho”. Isso causa um fenômeno, chamado de contratura capsular, popularmente chamado de encapsulamento. O índice desse problema é baixo e as próteses mais modernas atualmente apresentam índices de contratura capsular abaixo de 1%. Quando isso acontece, porém, o organismo cria uma película em torno do implante a fim de isolá-lo do restante do corpo, já que não há como repelir a prótese, como acontece com outros corpos estranhos.

Se a contratura capsular tiver avançado a um ponto que causa endurecimento do tecido e desconforto ao paciente, retira-se e substitui-se a prótese. Em casos menos graves, o tratamento é realizado apenas com a administração de corticóides e vitamina E. Uma parcela de pacientes experiencia a reincidência da contratura capsular, mas este não é o único problema que pode ocorrer.

Outros problemas que podem ocorrer com a prótese de silicone

Infecções, extrusões, hematomas e deslocamentos são problemas que ocorrem com baixíssima frequência e, na maioria das vezes, por conta da falta de cuidado dos pacientes que não seguem as recomendações médicas com o devido rigor. As próteses de silicone avançaram muito, tal qual os procedimentos de implante. Tendo isso em mente, as complicações de causa médica foram reduzidas a um número muito pequeno, ainda mais se tratando de um procedimento realizado tão frequentemente.

Para evitar problemas e complicações, basta realizar os check-ups anuais e seguir todas as recomendações de pós-operatório à risca.

Viu só? Medo do encapsulamento não é motivo para continuar adiando sua mamoplastia de aumento. Se você tem interesse em aumentar seus seios e ter o corpo dos seus sonhos, entre em contato com o Dr. Marcos Grillo e marque uma consulta!

Referências: