A correção de cicatriz é uma cirurgia plástica reparadora indicada para minimizar cicatrizes e melhorar a sua condição ou aparência.
Você tem alguma marca no corpo de machucado, corte, incisão ou até mesmo um quelóide? Saiba que essas cicatrizes podem ser tratadas com uma intervenção cirúrgica: a correção cicatricial ou cirurgia de correção de cicatriz.
Neste conteúdo vamos entender mais sobre esse procedimento e quais suas principais indicações. Acompanhe a leitura!
Sobre as correções cicatriciais
A correção de cicatriz é um procedimento que tem por objetivo reparar a aparência de uma cicatriz em qualquer parte do corpo. Normalmente, esta é uma solução indicada para cicatrizes geradas por diversos fatores, dentre eles um corte, uma queimadura ou até mesmo uma cirurgia prévia, como uma cesariana ou apendicectomia.
A seguir, conheça os principais tipos de cicatrizes que uma cirurgia para correção de cicatriz pode intervir:
- Cicatrizes alargadas: muito parecidas com as estrias, são as cicatrizes que se “alargam” na pele e contém um aspecto fino e raso.
- Queloides: os queloides acontecem devido a uma cicatrização patológica individual de cada pessoa. As regiões mais acometidas são, lóbulo de orelha, tórax e ombros. São caracterizadas por um aspecto elevado , que transborda pelas extremidades da cicatriz e podem gerar coceira e outros desconfortos;
- Cicatrizes hipertróficas: também são consideradas cicatrizes patológicas porém menos evidentes que os queloides e normalmente melhoram com o passar do tempo.
- Cicatrizes discrômicas: são as que, no período da cicatrização, devido à exposição ao sol e outros fatores, podem adquirir colorações mais escuras ou claras que a pele.
Independentemente do tipo de cicatriz que o paciente possua, todas podem ter resultados altamente satisfatórios com a intervenção cirúrgica da reparação de cicatriz.
Entenda sobre o procedimento
O procedimento de remoção ou reparação de cicatriz deve ser realizado por um cirurgião plástico especialista. Normalmente, a cicatriz é retirada completamente e refeita a partir de pontos internos.
Outra técnica disponível é a de linhas geométricas quebradas, conhecida como plástica em Z ,que consiste em converter uma cicatriz linear longa em uma cicatriz irregular de forma aleatória, para torná-la menos visível.
É necessário salientar, entretanto, que existem várias técnicas disponíveis e a recomendação ideal deve ser realizada pelo seu cirurgião de confiança.
Sobre a recuperação
Como a cirurgia é realizada com anestesia local, com ou sem sedação, a recuperação do paciente pode ser rápida, mas alguns cuidados são indispensáveis:
- Evitar atividades físicas durante as primeiras semanas da recuperação;
- Evitar exposição excessiva ao sol durante 60 dias;
- Utilizar sempre filtro solar, mesmo após a cicatrização.
Com essas dicas, agora só falta encontrar um profissional de experiência e estrutura para realizar o seu procedimento. Conheça o Dr. Marcos Grillo!
Sobre a Clínica Marcos Grillo Cirurgia Plástica
O Dr. Marcos Grillo é especialista em cirurgias plásticas estéticas e reparadoras, com atuação de mais de 20 anos em Curitiba – PR. A Clínica Marcos Grillo Cirurgia Plástica conta com ambientes para pré e pós-operatório que garantem a tranquilidade, conforto e segurança de seus pacientes e familiares antes e depois de realizarem os procedimentos cirúrgicos.