Cirurgia plástica reparadora: uma aliada no tratamento de câncer de mama

Postado por explay em 07/out/2022

O câncer de mama é o segundo mais comum em mulheres de todas as regiões do Brasil. A cirurgia plástica reparadora pode auxiliar no seu tratamento!

Depois dos tumores de pele, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer com maior ocorrência entre mulheres no Brasil. Durante o mês de outubro, a campanha Outubro Rosa diz muito sobre como é importante realizar exames regulares para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Quando diagnosticado no início, as chances de cura e recuperação são ainda maiores. Hoje iremos falar de um aliado para a recuperação do câncer de mama e uma etapa fundamental para a autoestima e reabilitação do bem-estar de pacientes! Entenda mais sobre a importância da cirurgia plástica reparadora no câncer de mama. 

Sobre a cirurgia

Não é de hoje que a cirurgia plástica reparadora é uma grande aliada da Oncologia, auxiliando na reabilitação de pacientes acometidos por tumores em diferentes partes do corpo humano. No caso do tratamento do câncer de mama, não poderia ser diferente. 

A cirurgia plástica reparadora para o câncer de mama é um procedimento voltado para a recuperação da forma e da função da mama, que devido ao tratamento, ficou prejudicada por procedimentos realizados. No caso de um tratamento de câncer de mama, a cirurgia reparadora é fundamental para pacientes que realizaram a mastectomia (retirada total ou parcial da mama). 

Quais os tipos de cirurgia reparadora?

Os procedimentos são avaliados de acordo com o caso de cada paciente. Por exemplo: em caso de uma retirada parcial da mama, é indicado a reparação por mamoplastia, procedimento que com o tecido da própria mama, é possível recuperar a área da qual foi removido o tumor. Já para retiradas totais da mama, é possível a utilização de outros três procedimentos: colocação de próteses, expansores e utilização de retalhos de pele. 

A partir de uma avaliação criteriosa do caso da paciente, o médico cirurgião plástico recomendará a melhor técnica a ser utilizada.

São muitos os benefícios de uma cirurgia plástica reparadora para pacientes oncológicos. No caso do câncer de mama, os benefícios são diversos, indo desde a melhora da autoestima das pacientes, assim como seu bem-estar, o que potencializa ainda mais a sua recuperação.

Faça o autoexame, os exames de imagem (ultrassonografia e mamografia) a partir dos 35 anos) e vá ao médico com regularidade. A melhor proteção é o cuidado!

Dr Marcos Grillo Cirurgia Plástica 

Conte com uma equipe de especialistas para obter os melhores resultados em cirurgia plástica estética e reparadora. Conte com a equipe do Dr. Marcos Grillo!

Referência de mais de 25 anos de atuação em Curitiba – PR. Agende uma avaliação!