Trigésima Segunda Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica

Postado por Marcos Grillo em 02/maio/2016

Foi realizada neste final de semana a trigésima segunda jornada sul brasileira de cirurgia plástica , em Curitiba. Estiveram presentes 258 cirurgiões plásticos do Brasil e do exterior.

O tema principal da jornada foi a cirurgia estética e reparadora da mama.

O convidado estrangeiro principal da jornada foi o Dr. Giovanni Botti, italiano, residente em Salló , ao norte de Milão. Este é mundialmente reconhecido por seu excelente trabalho. Ele proferiu palestras mostrando sua experiência de quarenta anos na cirurgia mamária com cicatriz vertical, utilizando ou não implantes mamários. Também mostrou sua experiência com enxertos de gordura nas mamas, suas indicações, as técnicas e as perspectivas de resultado. Reforçou que a enxertia de gordura nas mamas necessita de três  a  quatro etapas cirúrgicas e o índice de integração do enxerto é de cinquenta por cento.

Nós participamos ativamente da mesa redonda sobre implantes mamários com o tema da aula, Mastopexias de aumento, Desafios e Estratégias. Nela abordamos as indicações, avaliamos as diferentes variáveis para obter o melhor resultado neste tipo de cirurgia, considerada por todos os cirurgiões como a mais difícil dentre as cirurgias estéticas.

Também foram realizados, mesas redondas e fóruns de altíssima qualidade sobre a cirurgia reparadora da mama após o tratamento do câncer da mama.

Enfim, podemos afirmar que a jornada sul brasileira de cirurgia plástica foi um sucesso.