Cirurgião plástico: seu dia merece uma homenagem

Cirurgião plástico

Postado por Marcos Grillo em 07/dez/2017

Detalhista e perfeccionista. O cirurgião plástico devolve o bem-estar e a autoestima das pessoas com seu trabalho. Conheça a história da profissão.

Apesar de, hoje, possuir técnicas muito modernas e ser uma área cheia de inovações, a cirurgia plástica é um ramo muito antigo. Desde milhares de anos atrás as pessoas não aceitam as imperfeições do seu corpo, sentindo a necessidade de muda-lo para atingir a aparência desejada. Dessa forma, o cirurgião plástico é uma profissão que vem, há muito tempo, trazendo satisfação e bem-estar aos pacientes.

Como surgiu?

De acordo com registros históricos, papiros escritos cerca de 2.500 a.C, as primeiras cirurgias plásticas foram realizadas na Índia. Os relatos descrevem procedimentos feitos para reconstrução de algumas partes do corpo, principalmente nariz e para tratamento de fraturas da mandíbula.

Nesta época, eram aplicadas muitas punições aos integrantes das tribos hindus. Mulheres adúlteras, por exemplo, tinham seu nariz amputado. Dessa forma, os cirurgiões plásticos da época desenvolviam técnicas com enxertos de pele da parte interna do braço para a reconstrução.

Os registros mostram que o primeiro cirurgião plástico da história foi o indiano Sushruta que, no século VI a.C escreveu o famoso livro ‘Sushruta Samhita’ onde relata as punições hindus e os seus trabalhos para a reconstrução da aparência das vítimas.

Mais tarde, essas técnicas foram superando gerações e se espalhando pelo mundo. No século XV, a Itália era o único país que praticava a rinoplastia. O método utilizado é atribuído ao italiano Gasparo Tagliacozzi, que era professor de anatomia na Universidade de Bolonha e foi o primeiro a publicar um artigo detalhado sobre o procedimento. Isto ocorreu em 1597.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a cirurgia plástica atingiu outro patamar ao ser utilizada para amenizar cicatrizes de soldados que se feriram nas batalhas. O nome que ficou famoso por isto foi o do Dr. Harold Gillies. A primeira cirurgia plástica da história foi realizada por ele, em 1917.

Walter Yeo era um soldado que sofreu profundas queimaduras no rosto, resultando na perda das pálpebras inferiores e superiores. Ele foi o paciente de Gillies, que retirou tecido de uma área não atingida (costas ou peito) para fazer um tubo de pele saudável para se conectar ao local ferido, em que seria feito o transplante de pele. Dessa forma, não se perderia o fluxo sanguíneo, possibilitando a regeneração natural e, depois da cicatrização, o tubo foi removido.

Este foi um breve trecho da história da cirurgia plástica. Como podemos ver, o cirurgião plástico tem um papel fundamental para o bem-estar das pessoas e por isso esta data é tão especial!

 

 

Fontes:

https://projetomedicina.com.br/medicina/as-primeiras-cirurgias-plasticas-faciais/

http://cirurgiaplasticabr.blogspot.com.br/2008/12/histria-da-origem-da-cirurgia-plstica.html

http://www.drkleilton.com.br/historia/

http://www.bgcirurgiaplastica.com.br/artigo28-cirurgiaenariz.htm