Células-tronco e os cuidados com seus tratamentos

Postado por Marcos Grillo em 26/set/2017

Considerado um avanço na medicina, o uso de células-tronco deve ser feito com cautela, como afirmam cirurgiões plásticos especialistas em Simpósio Internacional.

As células-tronco, também conhecidas como células-fonte, são um tipo específico que conseguem originar outras células. Consideradas um grande avanço da medicina, elas são usadas para reposição celular e regeneração tecidual. Mas, tratamentos que envolvem esse tipo de célula podem trazer algumas complicações.

De acordo com os cirurgiões plásticos especialistas em células tronco, o suíço Dr. Kai Scheudraff e os brasileiros Dr. Ithamar Stocchero e Dra. Isa Dietrich, os tratamentos prometidos com injeções de células-tronco devem ser olhados com muitas restrições.

No XV Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica, realizado em São Paulo, a mesa redonda, constituída pelos três especialistas nominados acima, discutiu amplamente os tratamentos realizados com células-tronco. Muitos protocolos de pesquisa e muitos “trials” clínicos têm demonstrado os benefícios destas células, que podem se diferenciar em qualquer célula presente em nosso organismo e, muitas vezes, em células cancerígenas.

Avanços têm sido realizados nas áreas de cardiologia e cirurgia cardíaca, a própria oncologia com os transplantes de medula óssea, neurologia, entre outras áreas. Pesquisas apontam que há necessidade de um vetor para as células, um arcabouço tecidual adequado e imunomodulação.

O tecido adiposo é muito rico em células-tronco, porém os enxertos deste tecido não devem ser interpretados como tratamentos com células tronco. Portanto, estamos sempre atentos nas últimas pesquisas sobre o assunto e a engenharia tecidual.

Enquanto isso, procure sempre um cirurgião plástico experiente para a realização de qualquer procedimento estético que seja cirúrgico. A Clínica de Cirurgia Plástica Dr. Marcos Grillo realiza diversas cirurgias que investem na beleza, como lipoaspiração, abdominoplastia, mastoplastias de aumento e redução, mastopexia e mais. Além disso, são realizados, também, procedimentos não-cirúrgicos, como aplicações de Botox®, preenchimentos com ácido hialurônico, peelings, entre outros.

Agende sua consulta e venha nos conhecer melhor: (41) 3343-8881 ou (41) 99834-6444 | Av. Sete de Setembro, 4848, no 12º andar.

 

Fonte:
http://www.infoescola.com/citologia/celulas-tronco/